quinta-feira, 12 de abril de 2012

Candidata a presidente do ANDES-SN participa de debate na ADUFCG


A candidata a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, Marinalva Oliveira, participou em 12/04, às 10h, no Auditório da Associação dos Docentes da UFCG –ADUFCG, em Campina Grande, de um debate que teve como tema: “Conjuntura Político-educacional, Universidade e Trabalho Docente: o papel do ANDES – Sindicato Nacional”.
Marinalva Oliveira é professora da Universidade Federal do Amapá e vem visitando universidades em todas as regiões do país, divulgando e debatendo a proposta da chapa - “ANDES - Trabalho Docente e Compromisso Social” para a direção da entidade. A votação acontecerá nos dias 08 e 09 de maio.
A chapa ANDES - Trabalho Docente e Compromisso Social, também tem como secretário-geral Márcio Antônio de Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora); e como 1º tesoureiro, Fausto de Camargo Jr (Cefet Minas Gerais). A chapa tem na sua composição 83 diretores - entre diretoria da nacional e representantes das vice-regionais. A posse da nova diretoria acontecerá no 57º CONAD, na cidade de Parnaíba (PI).
No seu manifesto de apresentação, a Chapa ANDES - Trabalho Docente e Compromisso Social lembra que “o futuro das instituições públicas de ensino e dos direitos de todos os docentes (do setor público ou privado) depende da disposição coletiva em continuar a construir uma resistência ampla e unificada, que defenda o caráter público e gratuito da universidade, condições de trabalho dignas, o controle social do setor privado e as conquistas sociais dos trabalhadores. A defesa e a valorização do trabalho docente são responsabilidades e deveres de todos os professores”.
A chapa também volta sua atenção para alguns dos maiores problemas atuais vividos hoje pelo ensino superior, que é a tentativa de desarticulação do movimento docente. “O processo de precarização, demissão e perseguição vivido pelos docentes das instituições privadas é complementar às políticas que estimulam condições diferenciadas de trabalho nas instituições públicas, a exemplo das vagas docentes estabelecidas a partir do REUNI e da expansão eleitoreira e sem qualidade dessas instituições, em especial mediante o uso abusivo da EAD (Educação à Distância)”.


Para ver fotos do evento:
http://www.adufcg.org.br/galeria/thumbs.php?id=308


Fonte: Assessoria de Imprensa ADUFCG – 11/04/2012.
Foto: ADUFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário